quarta-feira, 23 de março de 2011

Alunas Monitora da biblioteca







As alunas Nathália Duarte dos Santos e Valéria Rodrigues da Silva do turno vespertino se tornaram alunas monitoras da biblioteca. Elas foram convidadas a nos ajudar voluntariamente nos trabalhos da biblioteca no turno matutino. Esse apoio é muito importante para que o serviço interno da biblioteca caminhe com mais rapidez e agilidade e os livros novos possam chegar mais rápido às mãos dos alunos.



Obrigada Nathália e Valéria!



Sejam bem-vindas!

terça-feira, 22 de março de 2011

Dinamização com professores no 1º Momento Coletivo


No primeiro Momento Coletivo desse ano proporcionamos um momento com os professores na biblioteca. Expomos revistas, livros literários e livros para formação onde puderam ver, manusear e ler. Foi um momento gostoso e num clima de descontração puderam trocar idéias com os colegas, folhear revistas e livros.

Fotos dos professores na biblioteca do 1º Momento Coletivo

quarta-feira, 2 de março de 2011

Luto na Literatura brasileira


Morreu neste domingo (27), em Porto Alegre, o escritor gaúcho Moacyr Scliar, aos 73 anos. Autor premiado, Scliar teve obras publicadas em vários países. Filho de José e Sara Scliar, Moacyr nasceu no Bom Fim, bairro que concentra a comunidade judaica. Alfabetizado pela mãe, professora primária, a partir de 1943 cursou a Escola de Educação e Cultura, daquela cidade, conhecida como Colégio Iídiche. Transferiu-se, em 1948, para o Colégio Nossa Senhora do Rosário (católico).
Em 1963, após se formar pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, iniciou sua vida como médico, fazendo residência médica. Especializou-se no campo da saúde pública como médico sanitarista. Iniciou os trabalhos nessa área em 1969. Em 1970, frequentou curso de pós-graduação em medicina em Israel. Posteriormente, tornou-se doutor em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública. Foi professor da disciplina de medicina e comunidade do curso de medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
Moacyr Scliar era torcedor do Cruzeiro, de Porto Alegre.
Devido a sua morte, os jogadores do Cruzeiro fizeram uma homenagem para este torcedor-símbolo do clube, entrando de luto na partida contra o Grêmio, no dia 27 de fevereiro, que contou com um minuto de silêncio em homenagem a Scliar.
O velório na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul reuniu parentes, leitores e amigos, entre eles, políticos e escritores. Eles foram recebidos por carinho pela mulher de Moacyr Scliar. “É uma grande perda para a literatura e para a cultura brasileira, gaúcha e brasileira. Mas antes de mais nada é uma grande perda para os amigos”, afirma o escritor Luís Fernando Veríssimo. Scliar tinha 73 anos. Médico, apaixonado pelas letras, ele começou a escrever ainda menino, incentivado pela mãe. A temática judaica esteve presente em quase toda sua obra. Gaúcho de Porto Alegre publicou mais de 70 livros e ganhou três vezes o prêmio Jabuti, o mais importante da literatura do país. Moacyr Scliar morreu na madrugada deste domingo de falência de múltiplos órgãos. Ele estava internado desde o inicio do ano e tentava se recuperar de um acidente vascular cerebral. O enterro nesta segunda-feira (28) será acompanhado apenas por parentes e amigos próximos.
Desde 2003, o autor ocupava cadeira de número 31 da Academia Brasileira de Letras que também decretou luto de três dias. “Já começamos a ter a noção da saudade que ele deixou, mas quero ter dele a lembrança do companheiro alegre, brincalhão, jovial, bem humorado”, diz o presidente da ABL, Marcos Vilaça.

Fonte: Jornal Floripa e Wikipédia

Vídeo maravilhoso sobre a leitura!